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SOMMOS AMAZÔNIA AMPLIA ACERVO AUDIOVISUAL COM DOCUMENTÁRIO SOBRE UNIVERSO DAS ARTES MARCIAIS

Plataforma de conteúdo cultural da região oferece gratuidade até 2 de outubro para “O clã das Jiboias: o jiu-jitsu da Amazônia para o mundo”

A plataforma SOMMOS AMAZÔNIA continua ampliando seu acervo com o documentário que celebra a força cultural da região Norte: O Clã das Jiboias: O Jiu-Jitsu da Amazônia para o mundo. A produção mergulha no universo das artes marciais e valoriza histórias que nascem na Amazônia e conquistam o mundo. Filme fica disponível gratuitamente até o dia 2 de outubro.
Dirigido por Heraldo Daniel Moraes, O Clã das Jiboias: O Jiu-Jitsu da Amazônia para o mundo apresenta um resgate histórico-antropológico do esporte no Amazonas, desde a chegada dos primeiros lutadores japoneses, passando pela influência de Reyson Gracie nos anos 1970, até a consagração internacional dos atletas amazonenses.

Com roteiro assinado por criadores locais e produções que evidenciam o talento da região, o documentário traz depoimentos, imagens de arquivo e trilhas que conectam passado, presente e futuro da cultura amazônica. O Clã das Jiboias é o retrato potente de um território que resiste, cria e encanta — agora acessível a todos os brasileiros por meio do streaming. Junto com esta produção, a SOMMOS AMAZÔNIA reforça o seu papel de vitrine da diversidade cultural nortista.

A SOMMOS AMAZÔNIA conta com um catálogo que reúne mais de 300 filmes – sendo que 100 títulos é possível encontrar somente na plataforma -, 40.000 músicas, mais de 3.000 livros, 1000 obras artísticas, além de um glossário de alimentos e ingredientes composto por 450 verbetes. Esse resultado é fruto de um trabalho de pesquisa, curadoria e de um processo constante e dinâmico de licenciamento de conteúdos produzidos por uma ampla rede de parceiros locais, nacionais e internacionais.

Entre os Filmes e Séries, estão títulos como os premiados “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles; “Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco e. Entre as novidades estão “A Amazônia como palco”, documentário que mostra que o TESC, um grupo de teatro experimental atuou como centro de resistência cultural em Manaus na época da ditadura; e a série “Olhares do Norte”, de Fernando Segtowick, que conta a história de vida e a produção artística de 13 fotógrafos residentes no estado do Pará, que ganhou o Prêmio Curta! 2025 na categoria Artes e também o voto popular no 3º Festival Curta! Documentários.

A plataforma também traz bons títulos em Livros, como toda a obra de Milton Hatoum, que acaba de ser eleito para a Academia Brasileira de Letras. Na Música, a SOMMOS AMAZÔNIA apresenta um potente streaming, com uma diversidade de gêneros e parcerias firmadas com distribuidoras como o grupo ONErpm – um dos maiores na região – e a Nikita Digital Music, que contam com artistas como os bois bumbás Garantido e Caprichoso, Victor Xamã, Nilson Chaves, Lia Sophia e Lucinha Bastos. Nas Artes Visuais, destaque para a galeria virtual com obras de artistas consagrados como Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara, além de artistas expoentes como Marcela Bonfim e Ana Mendes.
O acesso pode ser feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$9,90 mensais, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada através do link www.sommosamazonia.art.br.

Quem Somos

A plataforma é desenvolvida pela SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, fundada em 2013 por Alexandre Agra (Diretor Presidente). A equipe é formada pelos sócios executivos Ricardo Ribenboim (Diretor de Planejamento), Felippe Valente (Diretor de Tecnologia), Mariana Dupas (Diretora Executiva) e Yeda Oliveira (Diretora de Relações Institucionais), além de um time que soma competências complementares nas áreas de Inovação, Internet, Tecnologia, Criação, Produção e Gestão Cultural e Gestão de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.

Dentro da plataforma, o Glossário de Ingredientes oferece mais de 120 registros, acompanhados de ilustrações e receitas, totalizando cerca de 450 verbetes e integra o projeto “Preservação e promoção das Artes e das Culturas da Amazônia”. Essa realização conta com patrocínio do Ministério da Cultura, da Rede – a empresa de meios de pagamentos do Itaú – e da Bemol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto visa a preservação e a promoção do patrimônio cultural imaterial da Amazônia, por meio da curadoria, organização e difusão de um acervo de pesquisa, composto por informações e imagens sobre as artes e culturas da região em três eixos: Cartografia de agentes culturais; Mapeamento de festas populares; e Glossário de alimentos e receitas.

Missão

A SOMMOS AMAZÔNIA se posiciona como uma iniciativa ECG (Environment, Culture & Governance) que reconhece a Cultura e os setores criativos como motores para o desenvolvimento de modelos de desenvolvimento econômico mais justos, mais inclusivos e mais verdes para o planeta e suas sociedades. Mais do que um streaming, a plataforma é uma construção coletiva, um movimento que já conta com a participação de centenas de artistas, produtores, empresas e instituições culturais e socioambientais.

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