Documentário sobre Ezequiel Neves, mentor de Cazuza, estreia no Festival do Rio

Produzido pela Giros Filmes e Ton Ton Filmes e dirigido por Rodrigo Pinto, “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves” passa na mostra Première Brasil Retratos
Entre documentário e ficção, NINGUÉM PODE PROVAR NADA – A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DE EZEQUIEL NEVES investiga a trajetória do controverso jornalista, ator e produtor musical Ezequiel Neves (1935-2010), incluindo suas relações passionais com nomes como Rita Lee, Frejat e Cazuza, com quem escreveu o hit Exagerado.
O documentário faz sua estreia no 27º Festival do Rio, que acontece de 2 a 12 de outubro de 2025, dentro da mostra Première Brasil Retratos.
Com passagem pela imprensa tradicional e alternativa durante quase duas décadas, Neves foi pioneiro ao escrever sobre rock. Depois se tornou produtor musical (e eventualmente letrista), trabalhando na gravadora Som Livre nos anos 1980, quando descobriu o Barão Vermelho. Foi mentor da banda e de Cazuza (1958-1990), quando saiu em carreira solo.
Sobre a Giros Filmes
Há quase 30 anos a Giros Filmes produz obras que divertem, emocionam e inspiram. Liderada pelos produtores Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães, a Giros se orgulha de transformar todos os tons de nossa brasilidade em histórias que viajam pelo mundo. Já são mais de 70 obras originais, entre elas os longas Sexa, dirigido e protagonizado por Glória Pires, Cacilda Becker em Cena Aberta, protagonizado por Débora Falabella e O Debate, com Paulo Betti e Débora Bloch, baseado em textos de Guel Arraes e Jorge Furtado. No campo das séries de fi cção, se destacam a family series Clube Spelunca (HBO Max), Baile de Máscaras (Canal Brasil), Queimamufa (Globoplay, 2 temporadas), Revolta dos Malês e Jungle Pilot (Universal TV). No gênero documental, as produções são ainda mais numerosas, com destaque para as séries Meia Lua Inteira (HBO Max), sobre a vida de Carlinhos Brown, Massacre na Escola: a tragédia das meninas de Realengo (HBO Max), Para ver Freud (Canal Curta), 7x Bossa Nova, Samba na Gamboa (TV Brasil, 9 temporadas), Imortais da Academia (Canal Curta, 2 temporadas), Rua pra Toda Gula (Discovery), Sagrado (TV Globo, 5 temporadas) e os longas Menino 23 (Longlist do Oscar 2016), Amazônia Eterna (Prime), O Presidente Improvável (Globoplay), Apenas Meninas (HBO Max), Fio do Afeto (Globoplay), Massa Funkeira, e muitas estreias por vir.
Nossas obras são reconhecidas por mais de 60 prêmios e indicações em festivais no Brasil e no mundo, como o Festival do Rio, Toronto Black Film Festival, Mostra Internacional de São Paulo, New York Film Festival, Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro, entre outros.
Seja na TV, no streaming ou no Cinema, estamos sempre em busca de um conteúdo autêntico, inovador e, sobretudo, brasileiro. Conheça mais sobre a história da Giros aqui.
Ficha técnica
Longa-metragem | Documentário | Duração: 105min | País: Brasil | Ano: 2025
Direção: Rodrigo Pinto
Roteiro: Rodrigo Pinto e Kika Serra
Empresa Produtora: Giros Filmes e Ton Ton Filmes
Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti, Maurício Magalhães e Rodrigo Pinto
Fotografia: Flora Dias
Montagem: Felipe David Rodrigues
Direção De Arte: Mariana Villas-Bôas
Figurino: Júlia Melo
Edição De Som: Vânius Marques
Direção De Som: Vânius Marques
Música: Bernardo Palmeira
Elenco: Emilio De Mello, Felipe David Rodrigues, Rodrigo Picolli, Edson Zille, Adassa Martins e Lorenzo Papa
No responses yet